A baleia-cinzenta Eschrichtius robustus) é um mamífero cetáceo da família dos escrictídeos.
- Tamanho
Pode atingir cerca de 15 m de comprimento e pesar cerca de 35 toneladas.
- Alimentação
Anfípodos (Pequenos crustáceos que vivem na ou perto de água, incluindo pulgas de areia e piolhos de baleia), krill, plâncton e moluscos.
- Distribuição
Oceano Atlântico, Oceano Pacífico, Oceano Ártico: A baleia cinzenta ocorre em águas litorais desde o mar de Okhotsk até à Coreia do Sul e Japão e desde os mares de Chukchi e de Beaufort no golfo de México.
- Habitat
As baleias cinzentas são as mais litorais das baleias-de-barba e são encontradas frequentemente a um quilómetro da costa litoral, embora um aumento no tráfego de barcos possa forçar as baleias a permanecer em zonas mais distantes. Por causa de preferirem águas perto da costa, as baleias cinzentas são alguns dos cetaceos mais bem conhecidos.
- Reprodução
Atinge a maturidade sexual quando ultrapassa os 20m de comprimento. Não se conhece o processo de acasalamento. A gestação dura cerca de 1 ano e o baleote ingere quase 600 litros de leite por dia, podendo dobrar seu peso em 1 semana.
A pele da Baleia-Cinzenta é sarapintada de cinzento escuro e de cinzento claro, embora já tenham sido observados alguns indivíduos esbranquiçados.
Existe um dimorfismo sexual no tamanho. As fêmeas tendem a ser maiores do que os machos, talvez devido ao facto de serem estas que cuidam e protegem as suas crias.
O único predador da Baleia-Cinzenta é a Orca. As Orcas parecem atacar especificamente os lábios, a língua e a cauda das baleias cinzentas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário